quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

PROFESSOR FRANCISCO BALBINO NORONHA



Francisco Balbino de Noronha, nascido em 1813, natural de  Queluz, filho de Manoel Albino de Almeida e Francisca Cândida de Jesus, casado em 09 de janeiro de 1835, na Fazenda dos Lençois, com Anna Luiza de Jesus, filha de Luiz de Souza e Mello e Cândida Justina (em outro lugar está exposta ao casal – vou tentar achar a anotação sobre o nascimento da mesma para esclarecer). Faleceu em 07 de agosto de 1891.
Foi professor público por muitos anos em Queluz e Francisco de Paula Ferreira de Rezende, em seu livro “Minhas Recordações, apresenta um texto muito interessante sobre ele, mostrando facetas de sua personalidade. Brevemente editarei o texto.
Filhos:
1 – Antônio Juvêncio, nascido em 18 de março de 1836.
2 – Francisco, nascido em 15 de setembro de 1837 (deve ter falecido pouco depois do nascimento).
3 – Francisco, nascido em 20 de julho de 1839.
4 – João, nascido em 17 de novembro de 1840.
5 – Maria Cândida, nascida em 03 de março de 1843.
6 – Anna Balbina de Noronha, nascida em 10 de maio de 1845, casada em 1870 com o professor João Martins de Souza Leal. No livro: “Ao Cair das Pétalas” do queluziano José Siqueira de Teixeira, há belíssima página falando sobre o professor. Sua esposa Anna Balbina também lecionava.
7 – José, nascido em 28 de agosto de 1867.
8 – Francisca , nascida a 25 de novembro de 1849.
9 – Luiz Balbino Noronha, nascido em 05 de janeiro de 1851, casado com Idalina de Castro e Silva Noronha. Idalina tem sua genealogia bem ampla no livro Traços Genealógicos, de Arthur Campos, editado em 1900 pela Imprensa Oficial da Câmara de Entre Rios. Luiz Balbino foi muito considerado em Entre Rios. Depois editarei um texto que tenho sobre ele.
10 – Daniel, nasceu em 04 de agosto de 1852.
Se alguém achar algum erro e tiver algo para complementar será bem vindo.
        
PEDIDO
Peço aos descendentes de Francisco Balbino de Almeida (Antônio Juvêncio, Francisco, João, Maria Cândida, Anna Balbina Noronha (casada com João de Souza Martins Leal), José, Francisca, Luiz Balbino Noronha (casado com Idalina de Castro e Silva Noronha) e Daniel, que acessarem o Blog “Genealogia Noronha de Conselheiro Lafaiete”, que nos enviem informações para enriquecerem o blog.

15 comentários:

  1. Oi Avelina, sou Fátima Noronha, criadora do Blog/jornal À Janela do Braz. O blog registra os acontecimentos de minha cidade Brazópolis, pequena cidade do sul de Minas Gerais.
    Pesquisei por muito tempo a minha genealogia e tenho um bom material sobre os Noronhas do sul de Minas.
    Aqui os Noronhas são muito numerosos.
    Se vc se interessar, me mande um e-mail para: fatinoronha@gmail.com ou jornalajanela@yhaoo.com.br e lhe mando o que tenho. Quem sabe vc consegue fazer alguma ligação.
    Abraçõs
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fátima, poderia mandar pra mim também?
      Sou Noronha também, meus pais, avós, bisavós..... são de Abaeté, MG
      Muito obrigada
      silvanalemossud@hotmail.com

      Excluir
    2. Fátima, poderia mandar pra mim também?
      Sou Noronha também, meus pais, avós, bisavós..... são de Abaeté, MG
      Muito obrigada
      silvanalemossud@hotmail.com

      Excluir
  2. Avelina, achei estes dados, não sei se vc já os tem.

    Francisca Candida Xavier De Noronha
    Mãe
    Brasil, Batismos, 1688-1935

    Parentescos

    cônjuge: Manoel Albino De Almeida
    filho: Barbara De Almeida
    Nome Barbara De Almeida
    Sexo Female
    Data de batismo 17 Nov 1805
    Lugar do batismo Nossa Senhora da Conceição, Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, Brazil
    Data de nascimento
    Local de nascimento
    Data de falecimento
    Nota sobre o Nome
    Raça
    Nome do pai Manoel Albino De Almeida
    Local de nascimento do pai
    Idade do pai
    Nome da mãe Francisca Candida Xavier De Noronha
    Local de nascimento da mãe
    Idade da mãe
    Nome do avô paterno
    Nome da avó paterna
    Nome do avô materno
    Nome da avó materna
    Número do projeto de indexação (lote) C78306-4
    Origem do sistema Brazil-EASy
    Número do filme 1252375
    ID de referência

    ResponderExcluir
  3. Querida Suzy:

    Essa Bárbara é minha trisavó. Já tenho dados mais completos sobre ela. Depois vou passar para você.
    Que felicidade ter você sempre comigo.
    Um carinhoso abraço.
    Avelina

    ResponderExcluir
  4. Minha avó materna, CARMEN NORONHA RODRIGUES,nascida em 10/08/1890 era filha caçula de DANIEL BALBINO DE NORONHA ALMEIDA e de ALEXANDRINA VILLELA NORONHA(salvo engano). Procuro dados sobre meu avô DANIEL

    ResponderExcluir
  5. Avelina
    Obrigada por me recevber em sua correspondencia. Quero muito saber detalhes da vida da familia de minha avó CARMEN NORONHA RODRIGUES,filha de DANIEL NORONHA e ALE




    XANDRINA, nascida em 10/8/1890 e faleceu em 1/4/1973, e que foi casada comm CESARINO SIMONELLE RODRIGUES LANA (nascido em Ouro Preto, em 28/10/de 1886(?) e falecido em 26/3/1956). Tiveram tres filhas: MARIA CARMEN (minha mãe),MARIA ANTONIETTA e MARIA AUXILIADORA. Gostaria de trocar noticias sobre as origens da familia NORONHA

    ResponderExcluir
  6. Avelina
    Obrigada por me recevber em sua correspondencia. Quero muito saber detalhes da vida da familia de minha avó CARMEN NORONHA RODRIGUES,filha de DANIEL NORONHA e ALE




    XANDRINA, nascida em 10/8/1890 e faleceu em 1/4/1973, e que foi casada comm CESARINO SIMONELLE RODRIGUES LANA (nascido em Ouro Preto, em 28/10/de 1886(?) e falecido em 26/3/1956). Tiveram tres filhas: MARIA CARMEN (minha mãe),MARIA ANTONIETTA e MARIA AUXILIADORA. Gostaria de trocar noticias sobre as origens da familia NORONHA

    ResponderExcluir
  7. Minha avó materna, CARMEN NORONHA RODRIGUES,nascida em 10/08/1890 era filha caçula de DANIEL BALBINO DE NORONHA ALMEIDA e de ALEXANDRINA VILLELA NORONHA(salvo engano). Procuro dados sobre meu avô DANIEL

    ResponderExcluir
  8. Oi estamos procurando os parentes Noronha do Rio Grande Sul já achamos um monte só temos uma dúvida as pessoas antigase relatam que vieram da Alemanha mais o sobrenome nãofexa com o que eles falaram por onde devo começar tenho informações bastante concreta mais como podemos se organizar

    ResponderExcluir
  9. Querida Dulce:
    Bom Dia!
    Passei anos sem olhar os comentários deste blog e não vi seu pedido. Vou entrar em contato breve com você. Primeiro vou dar uma estudada no seu Daniel e depois comuninco outra vez com você. Quanto à origem de nossos Noronha, porque os meus e os seus são os mesmos, descendentes de Francisca Cândida Xavier Nororonha. Durante 20 anos procurei desvendar o mistério da origem de Francisca. Hoje já sei o mistério de seu nascimento, foi foi exposta (colocada em uma cestinha na porta de alguém, porque havia necessidade de ocultar a procedência, mas em informações documentais, ficou claro que ela é neta de José Silvestre Silva Araújo, dono da fazenda do Bessa, onde foi feita a Açominas. Ela seria filha de uma filha dele, talvez a Bárbara, mãe de criação, com um Noronha. Há pistas que levam igualmente a três Noronhas como pai e estou estudando qual mais provável: o Antônio ou o Francisco, irmãos que citei, ou algum filho deles. Ou o dono da mina do Gongo Soco, que era Noronha, solteiro, mas tinha um filho e uma filha com uma escrava. Estou estudando e logo lhe dou notícias. Avelina

    ResponderExcluir
  10. Primo desconhecido:
    Vou estudar sobre Honorato nas informações que possuo e lhe falo sobre o que achar. Avelina

    ResponderExcluir
  11. Também estou fazendo uma autobiografia sobre o sobrenome noronha moro no Amazonas

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir